Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2010 - 02h08

EUA e México fortalecem troca de informações contra crime organizado

Publicidade

da Efe, no México

O secretário de Segurança Pública mexicano, Genaro García Luna, e o embaixador americano no México, Carlos Pascual, concordaram hoje em fortalecer a troca entre seus governos de informações relacionadas ao narcotráfico e à violência dele decorrente.

"Continuamos comprometidos a colaborar e cooperar de qualquer maneira que possa ser efetiva para apoiar a Polícia do México", afirmou Pascual em comunicado divulgado pelas autoridades mexicanas, após a reunião realizada em Ciudad Juárez, a cidade mais violenta do México, na fronteira com os Estados Unidos.

Ambos conversaram sobre a situação na fronteira --onde se concentra sobretudo a violência dos clãs do narcotráfico-- e os esquemas de coordenação e troca de informações para combater o crime organizado.

Desde 2009, como parte da Iniciativa Mérida --um acordo assinado pelos dois países--, os Estados Unidos vêm fornecendo capacitação e equipamentos para combater o crime organizado, cuja atividade aumentou no México nos últimos anos, especialmente na fronteira com os EUA.

A troca de informações entre organismos estatais dos dois países gerou alguns resultados positivos nos últimos anos, como a prisão de várias figuras proeminentes do narcotráfico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página