Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2004 - 07h49

Explosão de carro-bomba deixa 11 mortos e 26 feridos no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Beiji
da Folha Online

Onze iraquianos morreram e outros 26 foram feridos nesta terça-feira na explosão de um carro-bomba na entrada de uma base militar americana em Beiji, 200 km ao norte de Bagdá (capital), informou Hamed Massud, um oficial da segurança iraquiana.

"Um homem barbudo explodiu seu veículo, um BMW negro, na entrada da base americana de Beiji às 9h30 locais, causando a morte de 11 civis iraquianos e ferindo outros 26", afirmou Massud, tenente das forças de defesa civil iraquianas, auxiliares do Exército.

Em Bagdá, uma outra explosão atingiu a sede da União Patriótica Curda, perto da entrada da chamada zona verde, onde a administração liderada pelos Estados Unidos no Iraque está baseada. Após a explosão, houve tiroteios.

Presidente

O sunita Ghazi Mashal Ajil al Yawar foi nomeado nesta terça-feira novo presidente do Iraque pelo Conselho de Governo Iraquiano e pela coalizão. O anúncio foi feito depois que seu concorrente, o ex-ministro das Relações Exteriores Adnan Pachachi, recusou a designação, informou Nassir Chaderchi, membro do Conselho.

O enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas) ao Iraque, Lakhdar Brahimi, confirmou em um comunicado a indicação de Al Yawar como presidente iraquiano. Segundo Brahimi, o xiita Ibrahim al Jaafari, do partido Dawa, e o orador do Parlamento na região autônoma curda de Irbil, Rowsch Shaways, foram nomeados vice-presidentes. O resto do gabinete será anunciado depois, concluiu Brahimi.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página