Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2004 - 09h00

Novo presidente iraquiano pede restauração da soberania

Publicidade

da France Presse, em Bagdá
da Folha Online

O presidente iraquiano nomeado nesta terça-feira, Ghazi al Yawar, pediu a restauração da "soberania completa" dos iraquianos em seu país, através de uma nova resolução das Nações Unidas que está sendo debatida no Conselho de Segurança.

Al Yawar foi designado hoje primeiro presidente do Iraque da era pós-Saddam Hussein pelo Conselho de Governo e a coalizão, depois que seu adversário Adnan Pachachi rejeitou a designação, afirmou Nassir Chaderchi, membro do Conselho.

O enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas) ao Iraque, Lakhdar Brahimi, confirmou em um comunicado a indicação de Al Yawar como presidente iraquiano. Segundo Brahimi, o xiita Ibrahim al Jaafari, do partido Dawa, e o orador do Parlamento na região autônoma curda de Irbil, Rowsch Shaways, foram nomeados vice-presidentes.

Depois de muitos desacordos entre os membros do executivo iraquiano e a coalizão, o Conselho de Governo conseguiu finalmente impor seu candidato, Al Yawer, 46, que assumirá a presidência do Iraque após a transferência da soberania, no próximo dia 30 de junho.

Nesta terça-feira de manhã, um membro da coalizão havia anunciado a nomeação de Pachachi como novo presidente, mas meia hora depois, Pachachi comunicou, através de um de seus colaboradores, que não aceitava a presidência.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página