Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2004 - 10h16

Bush vai falar hoje sobre o novo governo do Iraque

Publicidade

da Folha Online

O presidente americano, George W. Bush, vai falar sobre o novo governo interino iraquiano nesta terça-feira às 11h30 (12h30 de Brasília), anunciou a Casa Branca.

O sunita Ghazi Mashal Ajil al Yawar foi nomeado novo presidente do Iraque pelo Conselho de Governo Iraquiano e pela coalizão. O anúncio foi feito depois que seu concorrente, o ex-ministro das Relações Exteriores Adnan Pachachi, recusou a designação, informou Nassir Chaderchi, membro do Conselho.

O enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas) ao Iraque, Lakhdar Brahimi, confirmou em um comunicado a indicação de Al Yawar como presidente iraquiano. Segundo Brahimi, o xiita Ibrahim al Jaafari, do partido Dawa, e o orador do Parlamento na região autônoma curda de Irbil, Rowsch Shaways, foram nomeados vice-presidentes.

Depois de muitos desacordos entre os membros do executivo iraquiano e a coalizão, o Conselho de Governo conseguiu finalmente impor seu candidato, Al Yawer, 46, que assumirá a presidência do Iraque após a transferência da soberania, no próximo dia 30 de junho.

Nesta terça-feira de manhã, um membro da coalizão havia anunciado a nomeação de Pachachi como novo presidente, mas meia hora depois, Pachachi comunicou, através de um de seus colaboradores, que não aceitava a presidência.

Os outros nomes do governo transitório também foram anunciados. Em seu primeiro pronunciamento após a nomeação, Al Yawar pediu a restauração da "soberania completa" dos iraquianos em seu país, através de uma nova resolução das Nações Unidas que está sendo debatida no Conselho de Segurança.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página