Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2010 - 06h16

Helicóptero da Otan faz pouso de emergência após ataque taleban no Afeganistão

Publicidade

da Efe, em Cabul

Um helicóptero da Isagf (Força Internacional de Assistência à Segurança), da Otan, teve que realizar uma aterrissagem de emergência em Helmand (sul do Afeganistão) após ser atacado por talebans, informou a organização em comunicado publicado nesta terça-feira.

Segundo a Isaf, todos os membros da tripulação retornaram à base em segurança. O helicóptero, que apoiava uma operação combinada com forças afegãs no distrito de Sangin, retornava à sua base na tarde de segunda-feira quando foi atingido por fogo inimigo, o que obrigou a tripulação a realizar "uma aterrissagem controlada".

Os membros da tripulação foram resgatados por outra aeronave. O aparelho atingido, que ficou inutilizado, foi destruído pelas próprias forças da Isaf.

A organização assegurou na nota que suas tropas enfrentaram "múltiplos combatentes inimigos" e capturaram "vários suspeitos insurgentes" no ponto onde aconteceu a operação, um local da zona de Nangazi.

Helmand é uma das províncias afegãs mais conflituosas, e foi palco meses atrás de uma intensa ofensiva das tropas internacionais contra os insurgentes.

As forças internacionais e afegãs preparam agora outra ofensiva em grande escala na província vizinha de Kandahar, outra das fortificações tradicionais da insurgência taleban.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página