Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2000 - 10h35

Advogados pedem que Pinochet seja examinado

Publicidade

da Reuters
em Santiago

Os advogados de Augusto Pinochet solicitaram formalmente ontem ao juiz que investiga mais de uma centena de acusações contra o ex-ditador chileno que o submeta a um exame médico.

Gustavo Collao, defensor de Pinochet, apresentou um documento na Corte de Apelações ao juiz especial Juan Guzmán pedindo que uma equipe médica seja formada para revisar o atual estado de saúde do general aposentado, antes de interrogá-lo no dia 9 de outubro.

Os advogados de Pinochet argumentam que o ex-ditador de 84 anos é velho demais para se lembrar de eventos que ocorreram há anos e que sua idade o impede de formar uma estratégia de defesa apropriada.

A lei desobriga o comparecimento a um julgamento de pessoas declaradas "loucas" ou "dementes".

No início do mês, a Suprema Corte votou 14-6 para retirar a imunidade parlamentar de Pinochet.

Pinochet governou o Chile com mão de ferro de 1973 a 1990. Seu governo foi marcado pela caça às bruxas de esquerdistas, na qual 3.000 pessoas morreram ou desapareceram. Milhares foram obrigadas a fugir do país.

Pinochet, que é adorado pela direita chilena por suas reformas econômicas e sua cruzada contra o Marxismo, retornou ao Chile em março depois de 503 dias preso no Reino Unido, de onde escapou da extradição para a Espanha alegando que estava doente demais para um julgamento. Um juiz espanhol queria julgar Pinochet por acusações de abusos de direitos humanos.


Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página