Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2004 - 12h47

EUA aceitam resultado se referendo na Venezuela for "transparente"

Publicidade

da Folha Online

Os Estados Unidos disseram que vão respeitar os resultados do referendo revogatório contra o presidente venezuelano, Hugo Chávez, desde que ele seja "livre, transparente e constitucional", afirmou nesta sexta-feira o subsecretário de Estado para assuntos hemisféricos, Peter DeShazo.

"Se o processo for livre, transparente e constitucional, os resultados têm que ser respeitados", declarou DeShazo, que participava de uma palestra sobre a Venezuela no Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos.

O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela anunciou nesta quinta-feira que a oposição conseguiu atingir mais do que o número necessário de assinaturas válidas [2.451.821] para convocar o referendo revogatório do mandato de Chávez.

O referendo que deve ser realizado em agosto, segundo o CNE, precisa da participação de pelo menos 25% do total de eleitores.

Em pronunciamento em cadeia de rádio e de TV ontem, Chávez disse que está pronto para se submeter ao referendo. No discurso, ele advertiu a oposição de que "o jogo apenas começa" e mais uma vez acusou os EUA de patrocinar um golpe na Venezuela.

Leia mais
  • Plebiscito na Venezuela não reduzirá polarização, diz analista
  • Chávez diz que está "pronto" para encarar referendo
  • Oposição consegue assinaturas para referendo contra Chávez
  • Disparos atingem gabinete do prefeito de Caracas
  • Veja cronologia do governo de Hugo Chávez

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o tema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página