Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2004 - 18h17

Mais de 200 mulheres foram assassinadas neste ano na Guatemala

Publicidade

da Folha Online

Os corpos de três mulheres foram localizados nesta sexta-feira em diferentes locais da Guatemala, elevando para mais de 200 os assassinatos de mulheres neste ano, informaram fontes oficiais.

O corpo de Maria Asturias, 89, foi encontrado em uma aldeia do município de San Lucas Sacatepéquez, a cerca de 40 km oeste da capital. Segundo o juiz de paz, havia sinais de que ela havia sido violentada.

Outra vítima, identificada como Maria isabel Ortiz, 15, foi encontrada em uma colônia a leste da capital, afirmou o porta-voz do corpo de bombeiros municipal, Luis Rivas.

O terceiro cadáver foi de Angela Gonzalez, localizado no município de San Miguel Petapa, a uns 20 km ao sul da capital.

Segundo um comunicado da Procuradoria dos Direitos Humanos (PDH), os crimes contra mulheres foram mais de 200 nos cinco primeiros meses do ano, o que coloca a Guatemala como um dos países mais violentos da América Central.

O diretor da PDH, Sergio Morales, apresentou no dia 18 de maio um estudo, segundo o qual entre 1º de janeiro e 6 de maio foram assassinadas 166 mulheres em todo o país. Ele também afirmou que, no ano passado, as vítimas foram 360.

As autoridades de segurança formaram há cerca de um mês um comando especial para investigar esse tipo de assassinato, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Com France Presse
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página