Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2010 - 06h32

Manifestantes tomam edifício administrativo de cidade do Quirguistão

Publicidade

da Efe, em Moscou

Várias centenas de opositores ao governo provisório criado após a derrocada do presidente do Quirguistão, Kurmanbek Bakiev, tomaram nesta quinta-feira o edifício da administração local da cidade de Osh, no sul do país.

Os manifestantes, em sua maioria mulheres, ocuparam o primeiro piso do edifício administrativo e quebraram várias janelas, segundo informou desde Osh a agência russa "Interfax".

A polícia não interveio nos confrontos entre partidários e detratores do governador da região, designado pelo governo provisório.

Os manifestantes exigem das novas autoridades o retorno de Bakiev, além do ex-governador da região, Mamasadik Bakirov, e de seu primeiro vice-governador, Aitmamat Kadirbayev, enquanto gritam palavras de ordem contra o novo projeto de Constituição para o país.

Bakiev se encontra em Belarus, depois de um primeiro período de refúgio no Cazaquistão.

Em Minsk, Bakiev disse que foi obrigado a assinar sua renúncia sob pressões das grandes potências, e continua sendo o presidente legítimo do Quirguistão, apesar de ter afirmado que não tem intenção de retornar ao país.

Bakiev foi derrubado no último dia 7 de abril, após violentos choques entre as forças de segurança e manifestantes antigovernamentais na capital quirguiz, Biskek, onde 84 pessoas morreram e mais de 1.500 ficaram feridas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página