Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2004 - 16h12

Corpo de Reagan segue nesta quarta-feira para Washington

Publicidade

da France Presse, na Califórnia

Cerca de cem mil pessoas prestaram a última homenagem a Ronald Reagan, na Califórnia, antes do corpo do ex-presidente dos Estados Unidos ser levado, nesta quarta-feira, para Washington (capital).

A biblioteca presidencial de Reagan, em Simi Valley, ficou aberta quatro horas a mais do que o previsto para que a multidão de admiradores pudesse dar adeus ao ex-presidente.

Nancy Reagan, que viveu com o ex-presidente por 52 anos, ficou profundamente emocionada com o carinho dos californianos para com seu ex-marido, que morreu aos 93 anos, depois de lutar por cerca de dez anos contra o mal de Alzheimer.

"É inacreditável o que estou vendo pela TV", disse ela em comunicado. "A demonstração de carinho pelo meu marido é realmente impressionante".

Homenagens

Entre os que prestaram homenagem ao republicano Reagan, estava o candidato democrata à presidência, John Kerry, que cancelou a campanha eleitoral nesta semana em respeito ao ex-presidente.

Arnold Schwarzenegger, que, como Reagan, era um astro de Hollywood antes de se tornar governador da Califórnia, esteve no local na segunda-feira (7).

"Reagan foi o primeiro republicano em que votei", disse Cheryl Burlingame, 38, ao explicar porque esperou seis horas na fila acompanhada de seus dois filhos, de 11 e dois anos, para homenagear Reagan. "Ele era extremamente sincero, fazia o que prometia e nos protegia".

Washington

Na noite desta quarta-feira, os restos mortais de Reagan serão transportados no avião presidencial, o Air Force One, para a capital norte-americana.

Em Washington, o corpo será exposto no Capitólio (Congresso dos EUA), que deverá ser visitado por mais cem mil pessoas que pretendem homenagear um dos mais populares presidentes da história dos EUA.

Na sexta-feira, os restos mortais de Reagan retornam à Califórnia para o enterro na biblioteca presidencial.

Alguns parlamentares republicanos já planejam uma forma de imortalizar Reagan. A idéia é colocar sua imagem na nota de US$ 10 ou na moeda de US$ 0,10.

Além de George W. Bush, o ex-presidente Bush, e os ex-primeiros-ministros do Reino Unido, Margaret Thatcher, e do Canadá, Brian Mulroney, devem discursar durante o funeral, que também contará com a presença do ex-dirigente russo Mikhail Gorbatchev.

Foram confirmadas também as presenças do chanceler alemão, Gerhard Schröder, do presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, do ex-presidente dos EUA, Gerald Ford, e do ex-presidente da Polônia, Lech Walesa.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Ronald Reagan
  • Veja galeria de imagens do ex-presidente Ronald Reagan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página