Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2004 - 11h03

Partido de Tony Blair é ameaçado por derrota em eleições locais

Publicidade

da France Presse, em Londres

O partido do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, deve enfrentar um sério revés nas eleições locais, que transcorrem ao mesmo tempo que as eleições para o Parlamento Europeu, segundo os resultados parciais divulgados nesta sexta-feira.

Os eleitores britânicos começaram a eleger na quinta-feira 6.000 parlamentares de 166 municípios da Inglaterra e do País de Gales, além do prefeito de Londres, numa votação considerada chave para o Partido Trabalhista, de Blair, em função das próximas eleições legislativas.

Segundo os primeiros resultados das eleições locais, o partido de Blair perdeu 218 cadeiras e sete vereadores. Para os analistas, a perda é reflexo do descontentamento dos eleitores em relação à política aplicada pelo primeiro-ministro no Iraque e na Europa.

A oposição explorou ao máximo o chamado "fator Iraque" e conseguiu tirar dos trabalhistas a maioria em várias áreas, como Bassetlaw, Brunley, Hastings, Oxford e St. Helens.

Os conservadores, o principal partido de oposição, segundo as pesquisas, devem receber cerca de 40% dos votos.

Os resultados para a prefeitura de Londres saem nesta sexta-feira e para o Parlamento Europeu serão divulgados na noite do próximo domingo.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre as eleições no Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página