Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2004 - 20h50

Tony Blair sofre derrota política em eleições

Publicidade

da Folha Online

O Partido Trabalhista do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, sofreu uma derrota política nas eleições locais de quinta-feira, perdendo 468 cadeiras de vereadores, segundo os resultados apurados em 164 dos 166 conselhos locais (espécies de assembléias municipais) na Inglaterra e no País de Gales.

Em Birmingham (norte da Inglaterra) os resultados só serão publicados domingo, quando haverá uma segunda contagem de votos. Em Walsall (centro), havia muita confusão sobre os resultados definitivos depois que uma urna foi descoberta embaixo de uma mesa depois de concluída a soma dos votos.

O Partido Conservador ganhou 270 cadeiras e os liberais-democratas, 135.

Vários integrantes do governo admitiram um revés para o governo, atribuindo este comportamento ao descontentamento público com a guerra no Iraque.

Os eleitores britânicos elegeram nesta quinta-feira 6.000 parlamentares de 166 municípios da Inglaterra e do País de Gales, além do prefeito de Londres. A eleição ocorre paralelamente às eleições para o Parlamento Europeu.

O político Ken Livingstone, do Partido Trabalhista, foi reeleito nesta sexta-feira prefeito de Londres, de acordo com os resultados oficiais das eleições municipais realizadas na quinta-feira.

De acordo com um levantamento feito pela rede BBC, o Partido Trabalhista ficará com cerca de 26% dos votos, atrás do Partido Conservador, com 38%, seu principal oponente, e do Partido Liberal-Democrata, com 29%.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre as eleições no Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página