Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2004 - 13h03

Fidel Castro pede união de países contra neoliberalismo

Publicidade

da France Presse, em Havana

O presidente cubano, Fidel Castro, exortou hoje, dia do 40º aniversário de fundação do Grupo dos 77 (G77), que reúne as nações em desenvolvimento do planeta, que estes países fortaleçam os laços de "unidade e cooperação" numa época em que predomina uma ordem mundial "exploradora e injusta".

Em comunicado dirigido ao G77, o presidente cubano ressaltou que os países do sul devem continuar fortalecendo a unidade e cooperação. Disse ainda que só desta forma "poderemos fazer prevalecer nossos direitos", atribuindo ao grupo um papel de extraordinária importância.

"No mundo atual, caracterizado por uma ordem global unipolar e neoliberal, sob a ditadura econômica e militar de uma superpotência que tenta impor seu modelo econômico como único padrão para toda a humanidade, os países do sul devem continuar fortalecendo nossa unidade e cooperação", disse o presidente cubano.

Ele denunciou ainda que nas últimas semanas os Estados Unidos "recrudesceram suas ações agressivas para tentar submeter nosso povo", em alusão a um conjunto de medidas anunciadas no início de maio passado pela Casa Branca para forçar Cuba a adotar uma "transição para a democracia".

A comemoração dos 40 anos de fundação do G77 coincide com a inauguração na próxima segunda-feira, em São Paulo, da 11ª Conferência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), um encontro para o qual Fidel foi convidado, mas que ainda não confirmou presença.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página