Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2004 - 07h34

Atentado em Bagdá deixa 12 mortos e 50 feridos

Publicidade

da France Presse, em Bagdá (Iraque)

Um atentado suicida com carro-bomba deixou 12 mortos, incluindo cinco estrangeiros, e 50 feridos na manhã desta segunda-feira em Bagdá (capital do Iraque), disseram fontes médicas e diplomáticas.

Dois britânicos, um francês, um americano e um filipino estão entre as vítimas do ataque. Seus corpos foram levados ao necrotério da coalizão liderada pelos EUA no aeroporto da cidade, de acordo com uma fonte diplomática.

A explosão, que ocorreu por volta das 8h15 (1h15 em Brasília) na praça Tahrir, situada na parte da cidade à beira do rio Tigre, atingiu três veículos utilitários, geralmente usados pelos funcionários da coalizão.

"O autor do atentado suicida estava em um automóvel de marca alemã e se posicionou entre os três veículos utilitários para provocar a explosão", afirmou um oficial da polícia iraquiana, o comandante Mohammed Saleh.

A explosão aconteceu em frente a uma loja comercial. Uma multidão furiosa pegou entre os escombros do local algumas garrafas de álcool para lançá-las em seguida nos veículos em chamas.

"Abaixo os Estados Unidos, não ao Conselho de Governo Iraquiano", gritavam os manifestantes.

O comandante Saleh afirmou ainda que 15 minutos antes do atentado, uma bomba explodiu no mesmo local sem causar vítimas ou danos.

Além de destruir totalmente um dos três veículos do comboio, a explosão deixou uma cratera profunda na rua, danificou por completo a fachada de um edifício e espalhou pedaços de metal e restos humanos na calçada.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página