Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2004 - 12h12

Exército dos EUA captura 90 talebans no Afeganistão

Publicidade

da France Presse, em Cabul

O Exército americano capturou cerca de 90 talebans desde o dia 25 de maio através de uma vasta operação com as forças de segurança do Afeganistão no sudeste do país, declarou nesta segunda-feira o coronel Tucker Mansager.

O regime Taleban, que foi deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001, é um grupo extremista islâmico que controlava mais de 90% do Afeganistão.

Os marines (fuzileiros navais americanos) e as milícias pró-governamentais afegãs realizam há cerca de três semanas, com o apoio da aviação dos Estados Unidos, uma operação de rastreamento numa região montanhosa isolada que se encontra entre as províncias de Candahar (sul), Zabul (sudoeste) e Oruzgan (centro-sul), feudos tradicionais dos milicianos islâmicos.

"Desde 25 de maio, as forças da coalizão nessa zona (...) capturaram 90 talebans", afirmou o coronel Mansager, acrescentando que mais de 80 talebans haviam morrido, em sua maioria durante bombardeios aéreos.

Segundo as autoridades de Candahar, entre 500 e 800 combatentes talebans se encontram atualmente presentes nessa região, onde operam sob as ordens do mulá Dadulá, um colaborador próximo do líder espiritual dos talebans mulá Omar, e comandante da milícia islÂmica para a "frente sul".

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre talebans
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página