Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2004 - 11h37

Investigadores da ONU querem visitar presos mantidos pelos EUA

Publicidade

da Folha Online

Investigadores da ONU (Organização das Nações Unidas) pediram nesta sexta-feira acesso a prisioneiros mantidos por forças dos Estados Unidos no Iraque, no Afeganistão e na baía de Guantánamo, em Cuba, para checar se padrões internacionais de direitos humanos estão sendo seguidos.

Em um comunicado, eles disseram que representantes da ONU para tortura, independência de juízes e advogados, direito à saúde mental e física, assim como especialistas independentes da ONU sobre detenções arbitrárias, deveriam participar de uma missão conjunta o mais rápido possível.

O pedido foi feito depois que investigadores da ONU tiveram uma reunião em Genebra na quarta-feira sobre os efeitos das medidas para combater o terrorismo nos direitos humanos em todo o mundo.

A declaração ocorre depois da divulgação de relatos de maus-tratos de prisioneiros iraquianos sob custódia dos EUA na prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdá.

O presidente dos EUA, George W. Bush, afirmou nesta semana que o governo americano nunca mandou nem nunca mandaria torturar prisioneiros.

Os investigadores da ONU devem "checar se padrões internacionais de direitos humanos estão sendo seguidos", segundo o comunicado.

O comunicado não diz se autoridades americanas já foram contatadas sobre a proposta das visitas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  • Veja o que já foi publicado sobre maus-tratos de presos mantidos pelos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página