Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2004 - 11h00

Arafat declara trégua a Israel durante Jogos Olímpicos

Publicidade

da Folha Online

O líder palestino Iasser Arafat afirmou neste sábado a diplomatas estrangeiros que está comprometido com uma trégua durante os Jogos Olímpicos da Grécia, previstos para acontecer entre os dias 13 e 29 de agosto.

Segundo o jornal israelense "Haaretz", os comentários de Arafat acontecem pouco depois dos esforços feitos pelo Egito de mediar um cessar-fogo israelo-palestino que pode permitir uma retirada total das forças de defesa de Israel e dos assentamentos da faixa de Gaza.

Arafat lançou a proposta de seu quartel-general em Ramallah. "Por ocasião dos Jogos Olímpicos, eu anuncio nosso respeito e comprometimento com uma trégua olímpica", disse Arafat.

Lefteris Pitarakis/AP
Iasser Arafat declara trégua durante Jogos Olímpicos
"Nós esperamos que o ressurgimento das antigas e nobres tradições gregas ajude a criar um mundo que aprecie a paz, a justiça e a segurança para as próximas gerações", disse o líder palestino.

Porém, Israel acusa Arafat de encorajar grupos militantes a atacar os israelenses. Um oficial de Israel, que pediu para não ser identificado, dispensou a oferta do líder palestino e relembrou as mortes dos 11 israelenses causadas por militantes palestinos nas Olimpíadas de Munique, em 1972. Segundo o mesmo oficial, há uma grande diferença entre o que Arafat diz e o que ele faz.

Na antiga Grécia, durante a trégua olímpica --que começava uma semana antes e terminava uma semana depois--, as hostilidades paravam para permitir que os atletas, artistas e espectadores viajassem para participar das competições e voltassem para casa em segurança.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre uma possível trégua israelo-palestina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página