Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2004 - 12h41

Bush afirma que possui apoio internacional no caso iraquiano

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou neste sábado que conta com o apoio da comunidade internacional, principalmente da União Européia (UE) e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos), na crise do Iraque.

"A comunidade internacional tem a responsabilidade de favorecer o surgimento de um Iraque livre. Agora os Estados da União Européia concedem seu apoio ao novo governo iraquiano", disse.

"Na próxima semana, na cúpula da Otan, discutiremos o pedido do primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, para que a Otan treine as forças de segurança iraquianas", declarou Bush em seu programa semanal de rádio.

O presidente americano participa neste sábado na Irlanda da reunião anual entre os EUA e a UE. Depois, seguirá para a capital turca, Ancara, onde ficará hospedado nos dias 28 e 29 para participar da cúpula da Otan em Istambul.

"Na próxima quarta-feira (30), a soberania plena do Iraque estará nas mãos do Iraque. À medida que esse dia se aproxima, os inimigos da liberdade no Iraque se lançam em atos cada vez mais desesperados", afirmou Bush, citando a execução do refém sul-coreano Kim Sun Il.

"Sua violência bárbara busca desestabilizar o novo governo iraquiano, intimidar o povo e minar a determinação de nossa coalizão. Porém, nossa vontade é firme", afirmou.

Bush enfatizou que o presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun, "reafirmou sua decisão de enviar mais tropas para ajudar à reconstrução do Iraque".

O presidente americano acrescentou que "os líderes iraquianos, em uma prova diária de coragem, se recusam a abandonar seu sonho de democracia, estabilidade e prosperidade para o povo iraquiano".

Washington vai transferir a soberania ao governo interino do Iraque no dia 30 de junho, depois de mais de um ano ocupação no país árabe.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página