Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2004 - 06h44

Sobe para 23 o número de mortos em ataque no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Subiu para 23 o números de mortos em um atentado com carro-bomba ontem na cidade xiita de Hilla (100 km ao sul de Bagdá), informou hoje o ministério da Saúde Pública iraquiano.

Este balanço é inferior ao divulgado pelo Exército americano, que anunciou, em um comunicado publicado na noite de ontem, que o atentado havia causado a morte de 40 pessoas.

"O ataque provocou 23 mortes e deixou 58 feridos, alguns em estado grave, o que pode aumentar o número de mortos", declarou o diretor do hospital de Hilla, Mohammad Dhia Bayram.

O balanço foi confirmado pelo médico Shihab Ahmad, que trabalha no ministério da Saúde Pública em Bagdá, que centraliza as informações sobre as vítimas dos atentados ocorridos no Iraque.

"Posso confirmar que uma explosão aconteceu em Hilla, perto da antiga mesquita de Saddam. Há mortos e feridos" declarou Robert Strzelecki, porta-voz da divisão multinacional das forças de coalizão na cidade, sob comando polonês.

O oficial disse acreditar que todas as vítimas são civis. A explosão aconteceu no centro da cidade, mas o objetivo ainda não foi determinado.

O ataque

A explosão aconteceu às 20h45 (13h45 em Brasília) próximo da antiga mesquita Saddam Husseon, informou o tenente-coronel polonês Robert Strzelecki. A cidade está sob responsabilidade das tropas polonesas que trabalham junto com as forças americanas no Iraque.

No momento do ataque não havia tropas iraquianas nem soldados da coalizão, informaram os moradores.

Segundo o correspondente do canal árabe Al-Jazeera em Hilla, o atentado provocou a destruição de 10 carros.

Com a France Presse

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre ataques com carros-bomba
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página