Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2004 - 21h21

Colonos israelenses culpam Sharon por ataque em Gaza

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

Os líderes dos colonos israelenses dos territórios palestinos, contrários ao plano de retirada da faixa de Gaza apresentado pelo primeiro-ministro Ariel Sharon, responsabilizou o premiê pelo ataque com explosivos cometidos na noite deste domingo contra uma posição militar no sul de Gaza.

"O primeiro-ministro endossa a responsabilidade da situação porque ignorou as advertências dos especialistas do Exército e impôs pela força sua posição [a favor de uma retirada de Gaza] ao governo de Israel", indicou a direção dos colonos da Cisjordânia e Gaza em um comunicado.

O documento faz referência a uma opinião expressa há alguns meses pelo chefe do Estado-Maior, Moshe Yaalon, no sentido de que uma retirada unilateral israelense de Gaza daria fôlego ao "terrorismo" palestino.

Os colonos exploraram a declaração do general Yaalon na campanha que fizeram entre os membros do Likud, o partido de Sharon, para denunciar o plano de retirada de Gaza de Sharon.

Pelo menos cinco militares israelenses foram feridos na noite deste domingo, em um ataque palestino com explosivos contra uma posição do Exército na entrada das colônias judias de Gush Katif, sul da faixa de Gaza.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página