Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 13h43

Juíza canadense substitui Vieira de Mello na ONU

Publicidade

da Folha Online

A juíza canadense Louise Arbour, 57, tomou posse nesta quinta-feira como alta comissária da ONU (Organização das Nações Unidas) para os Direitos Humanos.

O cargo estava vago desde que o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello morreu em agosto do ano passado em um ataque a bomba contra a sede da ONU em Bagdá, capital do Iraque, que deixou outros 21 mortos.

Arbour chegou nesta quinta-feira a Genebra (Suíça), mas deve falar com a imprensa apenas na sexta-feira, afirmou um porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.

A nomeação de Arbour pelo secretário-geral da ONU, Kofin Annan, foi aprovada pela Assembléia Geral da ONU em fevereiro.

Arbour ficou conhecida internacionalmente como promotora da ONU para casos de crimes de guerra.

Durante seus três anos como promotora, de outubro de 1996 a setembro de 1999, ela indiciou o ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic e outras importantes autoridades sérvias e iugoslavas por crimes contra a humanidade.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos é responsável por "agir como uma autoridade moral e uma porta-voz das vítimas" em todo o mundo. Subordinado diretamente a Annan, o comissário é responsável por apontar abusos e assegurar que os direitos humanos tenham relevância na ONU e nos governos.

As posições tomadas pela antiga comissária, a ex-presidente irlandesa Mary Robinson, provocaram críticas de alguns governos.

Antes de deixar o cargo em setembro de 2002, Robinson acusou os EUA, Rússia, China e outros governo de esconder sob a luta contra o terrorismo o desprezo pela liberdades civis.

Vieira de Mello, que sucedeu Robinson, estava no cargo havia poucos meses quando foi nomeado por Annan enviado da ONU ao Iraque, depois que as tropas lideradas pelos EUA derrubaram Saddam Hussein. Ele deveria voltar para Genebra algumas semanas após o ataque a bomba contra a sede da ONU em Bagdá.

Após a morte de Vieira de Mello, seu vice, Bertrand Ramcharan, da Guiana, tomou o seu cargo interinamente.

Com agências internacionais

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre Sérgio Vieira de Mello
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página