Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2004 - 17h04

Premiê português renuncia para assumir Comissão Européia

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro português, José Manuel Durão Barroso, anunciou nesta segunda-feira que apresentou sua renúncia ao presidente Jorge Sampaio, depois de ter sido nomeado para presidir a Comissão Européia.

"Apresentei minha renúncia ao posto de primeiro-ministro", anunciou aos jornalistas o próprio Durão Barroso, ao terminar uma reunião de uma hora com Sampaio. Ele acrescentou que o presidente deve aceitar sua demissão "hoje ou amanhã".

"Tomei minha decisão com a completa e profunda convicção de que a estabilidade política está garantida em nosso país", destacou. "Minha decisão de aceitar o convite para ser presidente designado da Comissão Européia e de apresentar, por conseqüência, minha renúncia, foi possível porque estava e estou plenamente convencido de que todas as condições para garantir a estabilidade política no nosso país estão reunidas", insistiu Durão Barroso.

O presidente Jorge Sampaio deve decidir entre dissolver o Parlamento para organizar eleições legislativas antecipadas, ou esperar que o partido social-democrata (PSD), a principal formação do governo de centro-direita, indique um primeiro-ministro.

Com France Presse

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a Comissão Européia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página