Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2004 - 09h18

Tailândia anuncia dois novos focos da gripe do frango

Publicidade

da France Presse, em Bangcoc

O governo da Tailândia anunciou hoje a descoberta de dois novos focos da gripe do frango, doença que reapareceu esta semana no país, onde o vírus matou oito pessoas no início deste ano e acabou com os criadouros de frangos.

O ministro da Agricultura, Somsak Thepsuthin, declarou que 1.200 aves foram sacrificadas nas províncias de Sukhotai e Uttaradit, no centro-norte do país, e que as análises de laboratório determinaram que se tratava do vírus H5N1, potencialmente fatal para o homem.

Apesar de o governo ter minimizado o reaparecimento do vírus, ao todo quatro focos da gripe do frango já foram confirmados em diferentes províncias da Tailândia.

Bangcoc anunciou no fim de janeiro passado o surgimento da epizootia que se estendeu rapidamente a uma grande parte do território, obrigando os produtores a sacrificar 36 milhões de aves.

Oito pessoas, na maioria crianças, morreram na Tailândia após entrar em contato com aves doentes ou seus excrementos nessa época.

Segundo dados oficiais, a gripe do frango também está ressurgindo na China e no Vietnã, onde 16 pessoas morreram por causa da doença no início deste ano.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página