Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2004 - 08h22

Incêndio em escola mata 75 crianças na Índia

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 75 crianças morreram nesta sexta-feira durante um incêndio em uma escola no distrito de Kumbakonam, perto da cidade histórica de Tanjore, em Tamil Nadu (sul da Índia), segundo informações do jornal "Times of India". O número de feridos no incidente pode chegar a 250. A maioria das vítimas era de alunos com idades entre 6 e 13 anos.

De acordo com dados preliminares, o fogo se espalhou a partir do teto de palha da cozinha em que se preparava a comida dos alunos da Lord Krishna High School, nesta manhã, atingindo as crianças que estavam dentro da escola.

O responsável pela região de Tanjavur, G. Radhakrishnan, que viu muitos corpos no necrotério de um hospital da região, confirmou a morte de 75 crianças. De acordo com Radhakrishnan, o número de mortes pode aumentar. "O fogo foi totalmente apagado, mas 32 crianças encontram-se em estado grave, muitas delas passam por cirurgias", afirmou.

Segundo informações dos grupos de resgate, o fogo teve início por volta das 11h (2h30 de Brasília), mas as equipes do Corpo de Bombeiros só conseguiram chegar ao local do fogo cerca de 15 minutos depois, quando as crianças já estavam morrendo queimadas.

Radhakrishnan disse que o fogo foi totalmente apagado 45 minutos depois de seu início, às 11h45 (3h15 de Brasília). "As causas exatas do incêndio estão sendo investigadas", acrescentou.

Cerca de 900 crianças estavam na escola na hora em que o fogo tomou conta do local. A Lord Krishna High School mantém alunos de ensino médio e fundamental.

Cinco salas de aula desabaram por causa do fogo, deixando várias crianças soterradas --a maioria morreu por sufocamento. Alguns professores, que tentavam salvar as crianças, estão entre os mortos.

Pequenos corpos

Imagens de TV mostraram dezenas de pequenos corpos queimados e com partes dos ossos em exposição empilhados na entrada do primeiro piso da escola de três andares --o local é muito parecido com um prédio comercial.

As imagens, transmitidas pela TV regional de Tamil Nadu, a Sun TV, mostravam oficiais carregando em macas, um a um, corpos calcinados para fora do prédio. Centenas de pessoas rodearam o local e balançavam a cabeça chorando, demonstrando desespero diante da cena dramática que presenciavam.

A tragédia ocorrida nesta sexta-feira expõe o programa de reformas econômicas da Índia, cujo resultado desencadeou uma onda de escolas privadas mal equipadas por todo o país --devido ao corte que o governo fez em gastos na área da Educação para diminuir o déficit.

A maioria das escolas privadas trabalham com superlotação de alunos e possuem condições precárias, como falta de alarmes de incêndio e sistemas de irrigação, no caso de sinal de fumaça. Tais escolas também raramente possuem playground, quadras esportivas e espaços abertos.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre incêndios em escolas
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre incêndios na Índia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página