Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2004 - 13h13

Filho de Milosevic é condenado por ameaça de morte

Publicidade

da Folha Online

O filho do ex-ditador iugoslavo Slobodan Milosevic, 62, foi sentenciado [em ausência] nesta sexta-feira a seis meses de prisão por ter ameaçado de morte um oponente político de seu pai.

Em março de 2000, Marko Milosevic [foragido na Rússia] e outros seis amigos seqüestraram Zoran Milovanovic, 21, membro de um grupo opositor de Milosevic --atualmente preso em Haia (Holanda), acusado de ser responsável por crimes de guerra e contra a humanidade e por genocídio durante as guerras ocorridas nos Bálcãs na década passada, que mataram centenas de milhares de pessoas.

23.jul.1997/Reuters
Marko Milosevic, 30, filho do
ex-ditador iugoslavo Slobodan Milosevic, preso em Haia

Marko e seus amigos ameaçaram matar Milovanovic com uma serra elétrica se ele não revelasse nomes de membros do grupo do qual participam, o Otpor, contrários ao governo de Milosevic.

O incidente fez parte de uma violenta ofensiva contra os oponentes de Milosevic, meses antes de sua saída do governo em outubro de 2000, e subseqüente a sua extradição para o Tribunal Internacional Penal (TPI) da ONU (Organização das Nações Unidas), em Haia, onde ele permanece detido.

Marko, 30, fugiu para a Rússia pouco depois de seu pai ter sido destituído da Presidência da Iugoslávia. Ele faltou a muitas audiências para as quais foi convocado a responder perguntas sobre a ameaça de morte feita a Milovanovic.

Vários pedaços

De acordo com documento da corte que julga o caso, Marko e seus amigos ameaçaram cortar Milovanovic em vários pedaços, caso ele se recusasse a revelar o nome de outros membros do grupo, que tem base na cidade de Pozarevac, cerca de 50 km ao sul de Belgrado.

Cinco do amigos de Marko foram sentenciados a seis meses de prisão pela corte de Pozarevac. O sexto acusado pegou sete meses de prisão.

Mirjana Markovic, mulher do ex-presidente, também fugiu para a Rússia, no ano passado. Ela é procurada pelas autoridades de Sérvia e Montenegro, que suspeitam que ela estaria por trás de muitas mortes de oponentes políticos de seu marido.

Marja, filha de Milosevic, deixou a Sérvia e Montenegro para a vizinha Bósnia em 2002, após receber sentença de oito meses de prisão condicional por ferir a tiro um oficial que negociava a entrega de seu pai às novas autoridades da antiga Sérvia, em abril de 2001.

Com Associated Press

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Marko Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página