Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2004 - 13h46

Ministro confirma descoberta de veículo usado no atentado a Madri

Publicidade

da France Presse, em Madri

O ministro espanhol do Interior, José Antonio Alonso, confirmou neste domingo (25) que um segundo veículo usado nos atentados de 11 de março foi encontrado nos arredores de Madri. O carro, um Skoda Fabia roubado em Benidorm (Alicante), teria sido usado por um terrorista que se suicidou em abril e por um marroquino procurado pela Justiça.

"Foram descobertos vestígios de DNA do sétimo dos suicidas de Leganés e de um fugitivo, suposto terrorista e portanto pessoa muito perigosa, cujo paradeiro é desconhecido", explicou Alonso em uma entrevista coletiva à imprensa.

O foragido da Justiça é o marroquino Mohammed Afalah, um dos seis homens contra os quais o juiz Juan Del Olmo, instrutor da causa na Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, emitiu uma ordem de busca e captura.

O segundo automóvel foi encontrado no dia 13 de junho em Alcalá de Henares, 35 km ao Leste de Madri, de onde partiram os quatro trens da morte. Em 11 de março, a polícia encontrou em um estacionamento desta cidade um furgão Kangoo branco, usado por um grupo islâmico radical nos atentados que causaram 191 mortes e deixaram mais de 1.900 feridos.

Alonso confirmou que a descoberta foi feita a partir da denúncia de uma vizinha, que reclamava que o veículo estava abandonado há três meses no local. O ministro garantiu que o motivo da demora para liberar a informação sobre o segundo automóvel foi o pedido da polícia, que avaliou que a divulgação poderia dificultar a investigação.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre o atentado em Madri
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página