Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2004 - 08h29

Carro-bomba mata três pessoas ao norte do Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um suicida detonou nesta segunda-feira um veículo cheio de explosivos, morteiros e mísseis perto da entrada de uma base americana na cidade de Mossul, ao norte do Iraque. O ataque matou três pessoas e deixou outras cinco feridas, informou a militar americana Angela M. Bowman.

De acordo com a porta-voz, as vítimas da explosão eram um guarda iraquiano, uma mulher e uma criança. Já entre os feridos estavam três soldados americanos e dois guardas iraquianos.

"Um carro cheio de explosivos foi detonado a 50 metros da principal entrada do aeroporto de Mossul, ao sudoeste da cidade", disse Bowman em um comunicado. Especialistas foram ao local do atentado para desarmar algumas bombas que não foram detonadas.

Funcionários que estavam deixando a base disseram que viram o suicida dirigir o veículo até a entrada antes de explodi-lo.

"O carro explodiu após bater no portão que era guardado por americanos e iraquianos. Quatro carros ficaram totalmente queimados", disse o funcionário Sami Omar. "Eu vi duas pessoas morrendo no chão".

Basra

Na cidade de Basra, no sul do Iraque, duas iraquianas morreram e outras duas ficaram feridas, uma delas gravemente, quando o carro em que estavam foi atacado a tiros.

De acordo com o coronel Ali Kadhem, da polícia de Basra, elas trabalhavam para o Exército do Reino Unido no aeroporto de Basra, onde os soldados britânicos instalaram seu quartel-general depois da ocupação do Iraque.

Basra, de maioria sunita, é a segunda maior cidade do Iraque, situada a 500 km de Bagdá.

Coronel

Rebeldes atiraram e mataram um coronel do Ministério do Interior iraquiano e dois de seus guarda-costas logo após eles entrarem no carro para saírem de casa nesta segunda-feira, informou Sabah Kadhim, um porta-voz do ministério.

O coronel Musab al Awadi, vice-chefe para assuntos tribais, e seus guardas tinham acabado de entrar no carro para sair de casa, nas proximidades de Al Baya, em Bagdá (capital), quando os homens armados atiraram contra eles, de acordo com Kadhim.

Rebeldes repetidamente atacaram policiais e outros alvos oficiais acusando-os de colaborar com as forças americanas no país.

Bagdá

Também hoje, um outro carro-bomba explodiu perto de uma ponte do rio Tigre em Bagdá, sem causar vítimas, informou um oficial dos bombeiros.

"Um carro-bomba explodiu, sem deixar vítimas, perto da ponte Sarafia em uma estrada geralmente utilizada por patrulhas da polícia", afirmou o oficial Safin Rashid.

Outros dois oficiais de polícia confirmaram a informação sobre a explosão, ouvida em Bagdá às 8h (1h de Brasília).

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Veja o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página