Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2004 - 08h33

Único governador latino dos EUA presidirá convenção democrata

Publicidade

da France Presse, em Washington

Bill Richardson, o experiente e popular governador do Novo México (sul), é o latino de maior importância dentro da campanha do virtual candidato democrata à Presidência, John Kerry, e presidirá a convenção do Partido Democrata, que começa nesta segunda-feira em Boston (Massachusetts, leste).

Além de presidir a principal reunião política que cada partido realiza a cada quatro anos e que designará oficialmente Kerry como candidato presidencial, Richardson será um dos oradores na quarta-feira (28), durante a hora de maior audiência, quando falará sobre como construir "um Estados Unidos mais forte e mais seguro".

De mãe mexicana e pai americano, Richardson, 56, fala espanhol fluentemente e tem experiência diplomática, assim como nos setores executivo e legislativo do governo.

Foi secretário de Energia durante o governo de Bill Clinton (1993-2001), embaixador americano nas Nações Unidas entre 1997 e 1998 e representante no Congresso dos EUA de 1983 a 1997.

"Richardson está relaxado, tem um senso de humor terrível, tem um calor humano que se sente de imediato", disse Gabriela Lemus, diretora de política da Liga de Cidadãos Latino-americanos Unidos (Lulac).

"Barrigudo"

É alto e um pouco barrigudo. Seu sobrenome anglo-saxônico, seu jeitão mexicano e seu perfeito espanhol, assim como sua predileção por roupa confeccionada por indígenas americanos, o ajudaram a atrair um amplo eleitorado.

Considerado em determinado momento como possível companheiro de chapa de Kerry, finalmente retirou voluntariamente seu nome da lista de aspirantes, que culminou com a designação do senador John Edwards (Carolina do Norte) como candidato a vice-presidente.

"Richardson é um homem incrivelmente ambicioso e na última eleição presidencial, Al Gore já o tinha previsto como companheiro de chapa", disse Lonna Atkeson, especialista em política americana na Universidade do Novo México.

Se Kerry ganhar as eleições, poderá ser secretário de Estado, na opinião de alguns analistas.

Leia mais
  • Saiba mais sobre o Partido Democrata
  • Conheça o programa da convenção democrata
  • Convenção de partidos faz EUA aumentar segurança

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página