Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2000 - 12h57

Construtora aprova plano para retirar corpos do Kursk

Publicidade

da Reuters
em São Petersburgo (Rússia)

A empresa russa que construiu o Kursk afirmou hoje ter elaborado com o governo do país um plano para recuperar os 118 corpos da tripulação do submarino nuclear.

Gennady Sorokin, porta-voz da construtora Rubin em São Petersburgo (oeste da Rússia), disse que a empresa norueguesa cujos mergulhadores ajudaram a abrir o submarino também aprovou o plano.

A Stolt Offshore, que espera participar da operação no Kursk, afirmou ontem que estava perto de completar seus próprios planos para ou trazer o Kursk para águas mais rasas ou abrir a embarcação para a retirada dos corpos.

Sorokin confirmou notícias veiculadas pelos meios de comunicação russos de que o plano envolvia abrir grandes buracos no casco do submarino a fim de que os mergulhadores pudessem entrar na embarcação, que está encalhada a 108 metros de profundidade no mar de Barents (norte da Rússia).

Outros detalhes da operação não foram divulgados.

A Rússia havia pedido à Stolt, empresa especializada no trabalho a grandes profundidades em plataformas de petróleo no Mar do Norte, para estudar um meio de recuperar os corpos da tripulação do Kursk, que afundou no dia 12 do agosto depois de sofrer duas explosões a bordo.

Em Oslo um porta-voz da Stolt afirmou que a retirada dos corpos poderia começar no próximo mês, mas que a recuperação do submarino teria de esperar até 2001.

"Não acredito que possamos içar o submarino antes de o inverno no Ártico acabar", disse Julian Thomson, o porta-voz.

Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página