Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2004 - 19h42

Ex-detentos de Guantánamo denunciam abusos sistemáticos

Publicidade

da France Presse em Nova York

Um relatório de 115 páginas, apresentado nesta quarta-feira em Nova York por organizações humanitárias, denuncia abusos sistemáticos cometidos contra os presos na base americana de Guantánamo, em Cuba.

Estes maus-tratos seriam similares àqueles cometidos pos soldados americanos contra iraquianos na prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdá (capital iraquiana).

Ao divulgar o informe, o presidente do Centro pelos Direitos Constitucionais, Michael Ratner, ressaltou que o documento ilustra bem "o grande vazio jurídico" que Guantánamo representa.

O documento, que se apóia nos testemunhos de três ex-presos britânicos, relata episódios detalhados de agressões sexuais e humilhação religiosa cometidos contra os detentos, além dos procedimentos de interrogatórios brutais para obter "confissões falsas".

"Ele mostra que não se pode confiar nas informações que provêm de Guantánamo. É um documento assustador (...) do que pode acontecer quando um governo não leva a lei em consideração", alertou Ratner.

Os cidadãos britânicos Asif Iqbal, Rhuhel Ahmed e Shafiq Rasul, detidos por mais de dois anos em Cuba, foram soltos em março, sem que qualquer acusação tenha sido estabelecida contra eles.

Cópias do texto foram enviadas hoje ao senador americano John Warner, presidente da Comissão das Forças Armadas no Senado.

Rasul e Iqbal afirmam ter sido mantidos em celas expostas, onde foram picados por serpentes e escorpiões que circulavam pelo campo de detenção. De acordo com seus testemunhos, eles apanharam, foram deixados em posições desconfortáveis, sem sol e fotografados nus, além de serem submetidos a revistas anais.

Estas acusações se somam às já feitas por outros ex-detentos de Guantánamo, sobretudo franceses e espanhóis, que também denunciaram os maus-tratos recebidos.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Guantánamo
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre os abusos em Abu Ghraib
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página