Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2004 - 20h17

Grupo de Al Zarqawi lança CD-ROM "encorajando" muçulmanos a lutar

Publicidade

da Folha Online

O grupo terrorista liderado pelo jordaniano Abu Musab al Zarqawi divulgou um CD-ROM encorajando os muçulmanos a levantarem suas armas contra os "guerreiros" [americanos] no Iraque e ameaçando matar o primeiro-ministro interino iraquiano, Iyad Allawi.

O CD de 45 minutos, cuja cópia foi conseguida pela agência de notícias Associated Press, também inclui reivindicações de ataques no Iraque e mostra seqüências de explosões realizadas contra as forças americanas e outros alvos no país.

A divulgação do CD --que parece ter como objetivo recrutar militantes islâmicos em potencial-- foi noticiada pelo jornal kuaitiano "Al Siyassah". A autenticidade de seu conteúdo não pôde ser confirmada e, até o momento, não se sabe onde foi produzido.

Treinamento

O CD-ROM mostra rebeldes, supostamente do grupo Jamaat Tawhid e Jihad, de Al Zarqawi, treinando com armas em diferentes locais. Alguns pareciam ser desertos e outros, áreas cercadas de grama.

Ele também contém imagens feitas de dentro de carros que seguiam militantes no Iraque conduzindo ataques. Algumas delas foram, inclusive, veiculadas por redes de TV.

Um narrador encoraja homens muçulmanos para que eles se juntem contra as forças americanas no Iraque, dizendo: "levantem-se amigos, Deus abriu as portas do paraíso [aos mártires]".

O CD-ROM também repete a ameaça de matar Allawi, afirmando: "você escapou (...) muitas vezes de armadilhas apertadas, mas nós prometemos continuar [tentando] até o fim".

Imagens

O conteúdo do CD também mostra crianças iraquianas feridas, soldados americanos fazendo buscas em casas --ao mesmo tempo em que iraquianos assustados saem correndo com os braços levantados-- e fotos mostrando os abusos cometidos contra prisioneiros iraquianos pelos americanos na prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdá.

"Toda vez que lembro de nossas irmãs nas prisões dos 'guerreiros' [americanos] sinto a terra se movendo embaixo de mim e prometo a Deus que me vingarei", diz o narrador.

Com Associated Press

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o jordaniano Al Zarqawi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página