Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2004 - 09h40

Americano forja a própria decapitação em vídeo

Publicidade

da Associated Press, em San Francisco

Um vídeo levado hoje ao ar na internet, no qual era mostrado um americano sendo decapitado no Iraque, era forjado. O americano, identificado como Benjamin Vanderford, foi localizado pela agência de notícias Associated Press em San Francisco, Califórnia (de onde o homem mostrado no vídeo dizia vir).

Vanderford, 22, disse que filmou a encenação da decapitação na casa de um amigo, utilizando um líquido imitando sangue. Ele disse que começou a distribuir o vídeo na internet meses atrás, esperando chamar a atenção para sua campanha a um cargo público na cidade de San Francisco. O pouco sucesso da campanha ao cargo o levou a fazer o vídeo, que, segundo ele, serviria como um comentário sobre problemas sociais.

"Foi um truque, mas ninguém havia notado até agora", disse Vanderford. "Fiz isso por duas razões. Uma delas foi chamar atenção. Outra, foi para mostrar o quão facilmente esse tipo de vídeo pode ser feito."

No vídeo, Vanderford está sentado em uma cadeira em um quarto escuro, com as mãos amarradas às costas, balançando o corpo para frente e para trás.

"Eu sou de San Francisco, Califórnia. Precisamos deixar esse país agora mesmo. Senão, todos vão ser mortos desta forma", disse no vídeo. "Precisamos deixar este país. Temos que parar essa ocupação", disse, pouco antes da imagem da suposta decapitação.

Vanderford tem um site próprio na internet, no qual diz ser músico e programador de video games.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre reféns decapitados no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página