Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2004 - 09h46

Devastada por furacão, Flórida recebe visita de Bush

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visita hoje a Flórida. O Estado, localizado na costa leste do país, foi devastado pelo furacão "Charley".

Em sua passagem pelos Estados Unidos, especialmente na costa oeste da Flórida, o furacão deixou ao menos 14 pessoas mortas e cerca de 1,3 milhão sem energia elétrica.

A visita de Bush ao Estado onde seu irmão, Jeb, é governador, acontece a menos de duas semanas da Convenção Nacional do Partido Republicano, em Nova York.

Na última semana, o presidente anunciou que havia escolhido o representante republicano da Flórida, Porter Goss, como novo diretor da CIA (inteligência americana).

O "Charley" deixou um rastro de destruição e avançou ontem à noite pela costa leste dos Estados Unidos para o norte do país, onde perdeu força. Em Cuba, o furacão deixou pelo menos quatro pessoas mortas e na Jamaica, uma.

Com ventos de até 235 km/h e classificado como categoria quatro (entre 201 km/h e 249 km/h), o Charley é pior furacão a atingir o Estado nos últimos anos --desde o Andrew, em 1992. Quatro é a segunda mais forte classificação na escala de intensidade dos furacões --podem chegar no máximo a cinco.

Na Flórida, a cidade mais atingida pelo furacão foi Punta Gorda (com cerca de 150 mil habitantes), no sul do Estado. Além disso, cerca de 80% dos edifícios do condado de Charlotte --que inclui Punta Gorda-- foram danificados.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o furacão Charley
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página