Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2004 - 17h48

Furacão causa prejuízo de ao menos US$ 15 bi na Flórida

Publicidade

da Folha Online

Funcionários do governo da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, anunciaram neste domingo que a estimativa preliminar dos prejuízos causados pela passagem do furacão Charley é de US$ 15 bilhões. O número de mortos subiu para 16 pessoas.

Na Flórida, a cidade mais atingida pelo furacão foi Punta Gorda (com cerca de 150 mil habitantes), no sul do Estado. Além disso, cerca de 80% dos edifícios do condado de Charlotte --que inclui Punta Gorda-- foram danificados. Hoje, o presidente George W. Bush sobrevoou a área.

Punta Gorda atrai muitos aposentados norte-americanos. Cerca de 15 mil moradores da cidade vivem nos 30 parques para trailers do povoado.

O Charley deixou um rastro de destruição na Flórida e avançou ontem à noite pela costa leste dos Estados Unidos até o norte do país, onde perdeu força. Em Cuba, o furacão deixou pelo menos quatro pessoas mortas, e na Jamaica, uma.

Com ventos de até 235 km/h e classificado como categoria quatro (entre 201 km/h e 249 km/h), o Charley é pior furacão a atingir o Estado nos últimos anos --desde o Andrew, em 1992. Quatro é a segunda mais forte classificação na escala de intensidade dos furacões --podem chegar no máximo a cinco.

Bush

Neste domingo, o presidente dos EUA, George W. Bush, sobrevoou de helicóptero as zonas mais afetadas pelo furacão. Ele estava acompanhado do irmão Jeb, que governa o Estado.

Após a passagem do furacão, Bush havia declarado se tratar de um desastre nacional.

O senador John Kerry, adversário de Bush nas eleições presidenciais deste ano, afirmou que não vai à Flórida porque não quer distrair a atenção das operações de resgate, e pediu a seus seguidores que colaborem com os esforços de ajuda.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o furacão Charley
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página