Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2004 - 18h50

Grupo venezuelano diz que centenas perderam referendo nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Centenas de venezuelanos residentes nos Estados Unidos reclamaram por ter sido barrados na votação do referendo revogatório do presidente Hugo Chávez neste domingo. Os nomes deles não constavam das listas de votantes do consulado.

Até o começo da tarde deste domingo, cerca de 400 pessoas disseram ter sido impedidas de votar no Consulado da Venezuela em Nova York, de acordo com Maritza Ramirez, do grupo 11 de Abril, que disse estar gravando as reclamações para enviar ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral).

Segundo ela, algumas pessoas mostraram seus registros de documentos no consulado, mas assim mesmo foram impedidas de votar.

Listas desatualizadas

Segundo Ramirez, as listas de votação pareciam desatualizadas. Outras pessoas foram impedidas de votar porque não trouxeram comprovante de residência nos EUA.

Leonor Osório, do consulado geral, disse que 70% dos 1.800 votantes registrados em Nova York votaram no referendo. No entanto, ela disse que em alguns casos, houve pessoas cujos registros aparecem no site do CNE, mas que não aparecem nas listas de votantes.

O embaixador da Venezuela em Washington, Bernardo Alvarez, disse que as autoridades consulares estavam apenas supervisionado o processo organizado pelo CNE e que não era responsável pelos problemas com as listas.

Com Associated Press

Especial
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página