Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 08h00

Oposição diz que houve fraude em referendo na Venezuela

Publicidade

da Folha Online

A oposição venezuelana classificou nesta segunda-feira como fraudulentos os números do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), segundo os quais o presidente Hugo Chávez vence o referendo e permanece no cargo. Ela disse que vai contestar o resultado.

"Nós firmemente rejeitamos o resultado...vamos recolher evidências para provar à Venezuela e ao mundo a gigantesca fraude que foi cometida contra a vontade do povo", afirmou o líder da oposição Henry Ramos Allup.

A declaração ocorreu pouco depois de o presidente do CNE, Francisco Carrasquero, ter anunciado em cadeia nacional os resultados oficiais preliminares mostrando que Chávez havia superado a tentativa de tirá-lo do poder.

Segundo Carrasquero, o "não" que se opunha à saída de Chávez obteve pouco 4.991.483 (58,25%) dos votos, enquanto o "sim" ficou com 3.576.517 (41,74%).

"Nossos números são muito diferentes", disse Ramos, afirmando que a oposição pediria a organizações internacionais que observam o referendo para checar as máquinas de votação e as cédulas.

Dois membros pró-oposição da liderança do CNE, que conta com cinco integrantes, já haviam anteriormente questionado o resultado e disseram que certas checagens obrigatórias não foram realizadas.

Com Reuters

Especial
  • Enquete: Você acha que o resultado do referendo da Venezuela será respeitado?
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página