Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 21h11

Confronto entre oposição e chavistas deixa feridos na Venezuela

Publicidade

da Folha Online

Ao menos oito pessoas teriam ficado feridas em um confronto ocorrido nesta segunda-feira entre seguidores do presidente Hugo Chávez e manifestantes da oposição, afirmou o diretor da policía metropolitana, Lázaro Forero, aos jornais venezuelanos "El Nacional" e "El Universal".

Porém, segundo as agências de notícias, os números variam. A France Presse afirma que quatro pessoas ficaram feridas no confronto e a Associated Press diz que seis foi o número dos atingidos.

Mais cedo, as agências internacionais e os jornais confirmaram também a morte de Maritza Ron, 61, atingida no abdômen. No entanto, uma última notícia do "El Universal" nega a morte de Ron. Ela estaria, segundo o jornal, em estado grave de saúde.

Um dos feridos no confronto entre chavistas e opositores é o deputado Ernesto Alvarenga, que foi atingido por uma bala no peito, mas se encontra fora de perigo. A bala não teria alcançado nenhum órgão vital.

Segundo o "El Nacional", da capital do país, o confronto teria acontecido quando um grupo de desconhecidos que se identificou como simpatizante do governo chavista atacou com armas de fogo os manifestantes da oposição que protestavam na praça Altamira.

Respaldo

O Centro Carter e a OEA (Organização dos Estados Americanos), que participam como observadores internacionais do referendo revogatório do mandato do presidente Hugo Chávez, respaldaram o resultado parcial anunciado nesta madrugada pelo CNE, que dá vitória a Chávez.

Com 94,49% dos votos apurados, o presidente venceu o primeiro referendo revogatório contra um chefe de governo da história da Venezuela.

O anúncio do resultado foi feito na madrugada desta segunda-feira pelo presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Francisco Carrasquero, em rede nacional. O "não", favorável a Chávez, obteve 4.991.483 votos (58,25%) contra 3.576.517 (41,74%) para o "sim" da oposição, após a contagem de 94,49% dos votos.

"A votação superou os 10 milhões de eleitores e há uma clara diferença a favor do governo do presidente Chávez", disse o ex-presidente americano Jimmy Carter (1977-1981), do Centro Carter, ao lado do secretário-geral da OEA, César Gavíria.

Com agências internacionais

Especial
  • Enquete: Você acha que o resultado do referendo da Venezuela será respeitado?
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página