Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 21h37

Lula pede humildade aos vencedores na Venezuela

Publicidade

da France Presse, em Brasília

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu nesta segunda-feira "humildade" aos vencedores e "serenidade" aos vencidos no referendo de domingo (15) que reafirmou a continuidade de Hugo Chávez na Presidência da Venezuela.

Lula, que está em Santo Domingo, onde assistiu à posse do novo presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, falou por telefone com Chávez para lhe transmitir a "solidariedade do governo brasileiro", informou o Palácio do Planalto.

"Conversei há pouco com o presidente Chávez, principalmente para lhe agradecer pelo respeito que teve com todas as decisões do Grupo de Países Amigos (da Venezuela, formado por Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal)", acrescentou o comunicado oficial.

Ainda de acordo com a nota, Lula considerou que "o povo venezuelano ganhou" com o referendo e avaliou que "não há vencedores nem perdedores na Venezuela".

Vencedores e vencidos

"Os vencedores sabem que têm muito trabalho e responsabilidade daqui para frente e aqueles que não conseguiram ganhar nas urnas têm de se preparar, porque a democracia exige mais de cada um de nós", afirmou.

Após ressaltar que "a Venezuela saiu fortalecida" com o referendo, o presidente brasileiro comentou que "o que nos interessa é que a Venezuela possa viver em paz".

"Acho que as condições estão dadas para isso. Agora, vai depender da maturidade do governo e da oposição para entender a mensagem que o povo deu", ressaltou Lula.

Ao destacar o papel cumprido pelo Grupo de Países Amigos da Venezuela no processo, Lula revelou que "não foi fácil fazer com que a Venezuela entendesse que os EUA deveriam participar do Grupo".

Finalmente, Lula disse estar "muito feliz com o que aconteceu" no país vizinho e concluiu destacando que isso mostra que "uma boa conversa vale mais do que um tiro de canhão".

Especial
  • Enquete: Você acha que o resultado do referendo da Venezuela será respeitado?
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página