Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 23h01

Desafio de Chávez após referendo é recompor sociedade, diz Lafer

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

Após a vitória no referendo realizado ontem, que deu legitimidade ao seu mandato, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, terá a tarefa de recompor o país politicamente.

Essa, pelo menos, é a avaliação do ex-chanceler brasileiro Celso Lafer, para quem a preocupação agora deve ser com os "desdobramentos futuros" do resultado das urnas.

"O desafio [de Chávez] agora será encontrar meios para recompor o sentido de unidade política na Venezuela, de unificar o país", afirmou.

Para Lafer, o processo que levou ao referendo foi "muito exacerbado" e dividiu a sociedade venezuelana. "Chávez terá de agregar componentes de pacificação", disse.

De acordo com o Centro Carter e a OEA (Organização dos Estados Americanos), que participam como observadores internacionais do referendo, com 94,49% dos votos apurados, Chávez venceu 58,25% dos votos.

"O fato do processo ter tido observadores internacionais reafirma o mandato de Chávez. Foi uma vitória alcançada por via democrática, que teve grande participação popular", disse o ex-chanceler.

Disputa

O anúncio do resultado foi feito na madrugada desta segunda-feira pelo presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Francisco Carrasquero, em rede nacional.

O "não", favorável a Chávez, obteve 4.991.483 votos (58,25%) contra 3.576.517 (41,74%) para o "sim" da oposição, após a contagem de 94,49% dos votos.

"A votação superou os 10 milhões de eleitores e há uma clara diferença a favor do governo do presidente Chávez", disse o ex-presidente americano Jimmy Carter (1977-1981), do Centro Carter, ao lado do secretário-geral da OEA, César Gavíria.

Especial
  • Enquete: Você acha que o resultado do referendo da Venezuela será respeitado?
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página