Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2004 - 10h18

França aceita vitória de Chávez na Venezuela

Publicidade

da France Presse, em Paris
da Folha Online

A França aceita as declarações do secretário geral da OEA (Organização de Estados Americanos), César Gaviria, e do ex-presidente americano Jimmy Carter (1977-1981), que confirmaram a vitória do presidente venezuelano Hugo Chávez no referendo de domingo (15), declarou nesta terça-feira Marie Masdupuy, porta-voz do o Ministério francês de Relações Exteriores.

Gaviria e Carter, observadores no referendo sobre a eventual revogação do mandato do presidente venezuelano, confirmaram ontem em Caracas a vitória folgada do presidente Chávez e descartaram denúncias de fraude eleitoral feitas por alguns dirigentes da oposição.

"Paris lamenta os incidentes [violentos] desta segunda-feira e expressa a esperança de que a vontade de reconciliação predomine sobre o espírito de confronto", acrescentou a porta-voz.

Referendo

No domingo (15), os venezuelanos foram às urnas para o primeiro referendo revogatório do mandato de um presidente.

Em 2002, seguindo uma onda de crescente descontentamento da população venezuelana com o presidente, uma série de executivos da PDVSA (Petróleos de Venezuela), estatal de petróleo e maior empresa do país, se manifestaram contra o que chamaram de politização da indústria.

Após uma greve geral, os opositores pediram a renúncia de Chávez e a convocação de eleições antecipadas. A greve de todo o setor produtivo do país, principalmente de exportações de petróleo --a Venezuela é o quinto maior exportador do mundo-- paralisou o país por dois meses.

Em junho de 2004, após a oposição entregar o número suficiente de assinaturas para requerer o referendo, em um processo de validação de assinaturas que foram postas em dúvida pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral), que funciona como uma espécie de TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do Brasil, foi dada a largada para a campanha rumo ao referendo.

Especial
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página