Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2004 - 21h43

Venezuela permanece à espera de resultados de auditoria

Publicidade

da France Presse, em Caracas

Os venezuelanos se mantêm na expectativa, nesta sexta-feira, dos resultados da auditoria sobre o referendo do mandato do presidente Hugo Chávez. No referendo de domingo (15), ele saiu vitorioso, obtendo o aval dos observadores internacionais, mas o resultado foi rejeitado pela oposição.

A previsão inicial era que a auditoria por amostragem fosse concluída ainda hoje, mas autoridades disseram que o anúncio dos resultados pode ser feito até amanhã.

Observadores do Centro Carter e da OEA (Organização dos Estados Americanos) aprovaram a consulta popular do domingo, mas decidiram realizar uma auditoria para responder às acusações de fraude feitas pela oposição, que se recusou a acompanhar a recontagem aleatória de 150 seções eleitorais.

A CD (Coordenação Democrática), que reúne a oposição, denunciou que cerca de 25% das máquinas apresentaram falhas no software, de modo que registrassem apenas um número máximo de votos.

O diretor do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Jorge Rodríguez, disse que este tipo de fraude era impossível de acontecer, já que as máquinas estavam programadas para parar de funcionar se qualquer pessoa tentasse adulterar o software.

A porta-voz do Centro Carter, Jennifer McCoy, lamentou o boicote da oposição à auditoria iniciada ontem, afirmando que qualquer alteração será identificada neste processo.

Especial
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página