Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2004 - 18h52

Veterano da Guerra do Vietnã sai em defesa de Kerry

Publicidade

da France Presse, em Pittsburgh (EUA)

Os esforços do candidato democrata à Casa Branca, John Kerry, para desmentir os que o acusam de exagerar o brilho de sua participação na Guerra do Vietnã aumentaram hoje, quando um veterano afirmou que as acusações são falsas.

Ao mesmo tempo, o comitê de campanha de Kerry lançou um anúncio na internet destinado a aumentar a pressão sobre o presidente George W. Bush para que ele desautorize o grupo de ex-combatentes Swift Boat Veterans for Truth, que lançou as acusações.

O grupo de veteranos acusou Kerry de mentir sobre um dos ferimentos que sofreu e exagerar seu heroísmo frente ao inimigo durante os quatro meses em que esteve no Vietnã. Mas Willian Rood, jornalista do "Chicago Tribune" que, como Kerry, é um veterano da Guerra do Vietnã, rompeu 35 anos de silêncio sobre seu serviço para defender o candidato democrata em um artigo escrito na primeira pessoa.

"Os críticos de Kerry, contando histórias que sei que são falsas, destacaram que o relato do que aconteceu foi exagerado", disse Rood ao contar o que ocorreu na missão de 28 de fevereiro de 1969, em que Kerry conquistou uma medalha de prata.

Ao contrário do que afirmam os detratores de Kerry, Rood garantiu que o vietnamita que o candidato enfrentou e matou não era "adolescente" e não estava sozinho. "Era um adulto, vestindo o tradicional uniforme de vietcongue (...) Havia outros, que fugiram", explicou.

Kerry apresentou ontem uma queixa à comissão que controla o processo eleitoral, acusando um grupo de ex-combatentes que colocou em dúvida sua atuação no Vietnã de ter ligações "ilegais" com a campanha do presidente George W. Bush.

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página