Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2004 - 02h53

Coréia do Norte se recusa a negociar questão nuclear com EUA

Publicidade

da France Presse, em Seul

O governo da Coréia do Norte afirmou nesta segunda-feira que é "impossível" realizar novas negociações com os Estados Unidos para pôr fim ao programa de desenvolvimento de armas nucleares de Pyongyang, anunciou a agência de notícias norte-coreana.

Um porta-voz do ministério das Relações Exteriores norte-coreano disse que será inviável realizar uma reunião de trabalho para preparar uma nova rodada de negociações multilateral, devido à posição hostil de Washington em relação a Pyongyang.

"Isso tornou impossível para a Coréia do Norte participar dessas discussões e a priva de qualquer justificativa elementar para se sentar à mesa de negociações com os Estados Unidos", declarou o porta-voz em um comunicado publicado pela agência de notícias.

O comunicado inclui ainda fortes insultos contra o presidente americano, George W. Bush, que é descrito como "um tirano que deixa Hitler no esquecimento".

"É um imbecil político privado da moral mais elementar como ser humano e uma má pessoa", acrescentou o texto.

Uma nova sessão de negociações deveria, inicialmente, ser aberta no próximo mês entre Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Coréia do Sul para discutir a paralisação do programa nuclear norte-coreano e seu desmantelamento final.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o programa nuclear norte-coreano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página