Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2004 - 09h16

Mais dois soldados dos EUA depõem sobre abusos em Abu Ghraib

Publicidade

da France Presse, em Mannhein

Dois soldados americanos comparecem nesta terça-feira a um tribunal militar de Mannhein, na Alemanha, em audiências preliminares ao processo por abusos e torturas cometidos contra detentos iraquianos na prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdá (capital do Iraque).

Espera-se, com expectativa, a confissão do sargento Ivan Frederick em uma ou duas das acusações que são feitas contra ele. Frederick, considerado como um dos líderes do grupo de militares que se envolveu no caso, é acusado de maus-tratos e ataques físicos a prisioneiros iraquianos, assim como negligência para conter os abusos em Abu Ghraib.

Em maio passado, o soldado Jeremy Sivits, que confessou sua culpa, foi condenado a um ano de prisão e expulso do Exército.

Segundo o advogado de Frederick, Guy Womack, o sargento "está sabendo de tudo o que ocorreu e que os policiais militares tinham recebido ordens de estar ali e participar".

O advogado do outro soldado que comparece nesta terça-feira, Javal Davis, pediu ao juiz James Pohl que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, seja intimado a depor.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre os abusos em Abu Ghraib
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página