Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2004 - 19h41

Avião russo cai ao sul de Moscou e outro está desaparecido

Publicidade

da Folha Online

Dois aviões russos carregando no total mais de 80 pessoas ficaram desaparecidos quase simultaneamente ao sul de Moscou (capital da Rússia) nesta terça-feira e ao menos um deles caiu, segundo o Ministério das Emergências. Ainda não se sabe se há sobreviventes.

Segundo a porta-voz do ministério, um avião Tupolev TU-134 com 34 passageiros e oito pessoas da tripulação voava de Moscou para Volgograd e caiu depois que o contato foi perdido às 22h56 (15h56 em Brasília).

Os destroços foram encontrados perto da cidade de Tula, 180 quilômetros ao sul de Moscou.

Testemunhas, citadas pelas agências de notícias internacionais, afirmam ter visto uma explosão antes de o avião cair.

Três minutos depois, os controladores de tráfego aéreo perderam contato com outro avião de passageiros --um Tupolev TU-154 com 44 passageiros e oito tripulantes-- que viajava de Moscou para a cidade de Sochi, no mar Negro, segundo a porta-voz.

Segundo ela, fogo foi visto em Rostov-on-Don, a mesma região em que o avião TU-154 fez contato pela última vez. "Mas equipes de resgate não chegaram até o local e eu não posso dizer agora se é o avião", disse ela. "Nós continuamos a considerar o avião como desaparecido".

Ainda não se sabe as causas do acidente. O presidente da Rússia, Vladmir Putin, deu ordens para que o Serviço de Segurança Federal (FSB) --o sucessor da KGB (serviço secreto soviético)-- investigue os desaparecimentos.

A queda do avião ocorre a poucos dias das eleições na Tchetchênia, república da Federação Russa. Em maio, o presidente (governador) Akhmad Kadyrov, pró-Moscou, foi morto em um atentado a bomba.

A segurança foi reforçada em aeroportos de todo o país, segundo agências de notícias.

Mais cedo, uma explosão perto de um ponto de ônibus em Moscou feriu ao menos três pessoas, segundo a polícia. A porta-voz da polícia disse que não houve mortes na explosão, que ocorreu às 19h45 (12h45 em Brasília).

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre aviões Tupolev
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página