Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2004 - 15h02

Jornal critica Carter e Powell por resultados na Venezuela

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O jornal americano "The Wall Street Journal" criticou nesta quinta-feira, em um editorial, o ex-presidente Jimmy Carter e o secretário de Estado Colin Powell por aceitarem os resultados do referendo que confirmou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em seu cargo.

A vitória de Chávez no referendo de 15 de agosto "provavelmente criará problemas a longo prazo para os interesses americanos no hemisfério ocidental", afirmou o jornal, acrescentando que "é desconcertante ver que o Departamento de Estado dá sua bênção ao que foi qualquer coisa, menos uma votação justa e transparente".

Se o governo de George W.Bush está "lutando por eleições livres no Iraque, deveria ter critérios democráticos mais elevados no hemisfério ocidental", assinala o artigo intitulado "Hugo, Jimmy e Colin".

O editorial critica a auditoria realizada depois das denúncias de fraude da oposição porque foi dirigida pela CNE (Comissão Nacional Eleitoral) --"que está controlada por Chávez"--, e "foi muito pequena para ser considerada estatisticamente confiável".

O jornal insiste que os resultados finais são muito diferentes das pesquisas realizadas na boca-de-urna e lamenta que o Departamento de Estado aceitou os resultados depois que Jimmy Carter ligou para Powell incentivando-o a fazê-lo.

Carter foi observador no referendo junto a sua organização, o Centro Carter, e a OEA (Organização dos Estados Americanos).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter
  • Leia o que já foi publicado sobre o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Leia o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página