Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2004 - 22h49

Resolução da OEA reconhece ratificação do mandato de Chávez

Publicidade

da France Presse, em Washington

A OEA (Organização dos Estados Americanos) aprovou na noite desta quinta-feira uma resolução que reconhece a ratificação do mandato do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no referendo realizado em 15 de agosto.

Os embaixadores dos 34 países membros da OEA resolveram "fazer um reconhecimento ao povo da Venezuela e as suas instituições políticas pela conduta democrática e cívica demonstrada durante o processo, e ao presidente Hugo Chávez Frías por ter conseguido a ratificação de seu mandato".

Diferenças entre Estados Unidos e Venezuela impediram nesta quarta-feira a aprovação de um rascunho de resolução apresentado por Caracas e apoiado por 11 países que agradecia Chávez por seu apoio ao referendo.

A nova resolução pede a todos os setores que "evitem promover a violência e a intolerância" e promovam a reconciliação nacional.

O texto também exorta o governo Chávez e a oposição a "respeitarem os direitos humanos, o Estado de Direito e o pleno gozo da liberdade de expressão e imprensa", tal como estabelecem a Constituição venezuelana e a Carta Democrática Interamericana.

O Conselho permanente da OEA decidiu ainda "saudar a oferta do presidente Hugo Chávez Frías de promover o diálogo nacional" e pediu que as divergências entre as duas partes sejam resolvidas com "transparência, pluralismo e tolerância".

Especial
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Leia o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página