Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2004 - 21h13

Republicanos dão o troco a Michael Moore com documentário

Publicidade

da France Presse, em Nova York

Os republicanos responderam com seu próprio documentário ao polêmico "Fahrenheit - 11 de Setembro", filme do cineasta americano Michael Moore, que critica a política belicista do presidente George W. Bush.

Nesta terça-feira, um grupo de produtores apresentou o filme "George W. Bush: faith in the White House" ("George W. Bush: fé na Casa Branca"), em evento paralelo à Convenção Nacional do Partido Republicano que acontece em Nova York e na qual, ontem, por alguns minutos, os presentes se dedicaram a vaiar Moore.

"Esta é nossa alternativa ao 'Fahrenheit - 11 de Setembro', que toca nos temas propostos por Moore, sem atacar esse filme diretamente", disse seu produtor, David Balsiger.

Após classificar o documentário de Moore como "anti-Bush, incendiário e manipulador", Balsiger disse que "Faith in the White House" retrata um Bush "bondoso, compassivo, baseado na fé, que o mundo não viu antes".

"É um olhar de bastidores sobre a fé de Bush", diz ele, afirmando que o filme mostra o presidente como um verdadeiro cristão.

"Este convincente documentário não político se dirige aos anti-Bush e indecisos para que entendam Bush como um homem e como vive sua fé", disse o produtor-executivo do filme, Ted Beckett.

Ambos os produtores garantiram que, apesar de sua exibição durante o evento republicano, nem a Casa Branca, nem a campanha pela reeleição de Bush participaram do filme. "Pelo que sei, sequer o viram, mas duvido que façam objeção a qualquer parte de seu conteúdo", afirmou Balsiger.

A Grizzly Adams Productions, autora de vários filmes bíblicos, pretende lançar este filme de 70 minutos em DVD em 5 de outubro próximo, mesmo dia em que "Fahrenheit" chega ao mercado neste formato.

"Faith in the White House" custou US$ 300 mil --uma mixaria, se comparado aos US$ 6 milhões gastos no "Fahrenheit"-- e inclui 18 entrevistas diferentes, entre as quais a de um ex-jornalista e de ex-ajudantes do ex-presidente George Bush pai.

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página