Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2004 - 10h32

Frances ameniza um pouco mas ainda é "perigoso"

Publicidade

da Folha Online

O furacão Frances, que deve atingir atingir o Estado da Flórida na tarde de hoje, foi rebaixado de "categoria 3" para "categoria 2", mas ainda é considerado perigoso, segundo o NHC (National Hurricane Center) de Miami.

Segundo o meteorologista do NHC, Eric Holweg, o furacão deve, no entanto, ganhar força ao passar pelas águas quentes entre a Flórida e as Bahamas.

"Isso deve dar [ao Frances] um impulso maior. A possibilidade de que ele fique mais forte é bastante real", disse Holweg. O Frances deverá estar sobre a Flórida até a tarde de amanhã.

A aproximação do Frances deverá ser lenta e trazer de 180 a 300 milímetros de chuva no início, podendo atingir até 500 milímetros em algumas áreas. O Frances é quase do tamanho do Estado do Texas --duas vezes maior que o furacão Charley, que atingiu a Flórida em meados de agosto.

O governador da Flórida, Jeb Bush (irmão do presidente americano, George W. Bush), declarou estado de emergência em razão do Frances. Cerca de 2,5 milhões de pessoas já deixaram o Estado.

Ontem já eram registrados fortes ventos e chuvas isoladas na Flórida. Por volta das 16h (horário de Brasília) os ventos na região de Fort Lauderdale superavam os 60 km/h.

Os parques temáticos do Estado, como o Walt Disney World em Orlando, permanecerão fechados. Os aeroportos de Orlando, Fort Lauderdale e Melbourne também não estão operando. Em alguns supermercados do Estado já faltam água mineral e galões de gasolina.

Furacões

Os furacões são medidos de acordo com a escala Saffir-Simpson, desenvolvida no começo dos anos 70 pelo engenheiro Herber Saffir e o diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Robert Simpson. A escala indica o potencial de destruição de um furacão levando em conta pressão mínima, vento e ressaca causada pela tormenta.

Os fenômenos são classificados em categorias que variam de 1 a 5. Na primeira categoria os ventos variam de 118 km/h a 152 km/h. Não causam danos a estruturas de construções, mas podem arrastar arbustos e árvores. Também podem causar pequenas inundações em vias costeiras e pequenos danos em marinas.

Já o furacão categoria 5 causa danos catastróficos, com ventos superiores a 250 km/h.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página