Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2004 - 18h19

Helicóptero russo desaparecido pode ter sido derrubado por rebeldes

Publicidade

da Folha Online

Um helicóptero militar russo, que caiu ontem próximo à cidade de Karabulak, Inguchétia (sul da Rússia), pode ter sido derrubado por disparos de rebeldes tchetchenos, segundo fontes oficiais ouvidas pela agência de notícias Associated Press.

O helicóptero Mi-8, que foi encontrado hoje, saiu de Grozni (capital da Tchetchênia) em direção à cidade de Magas, na Inguchétia quando caiu, disseram fontes do comando militar russo no sul do país e da secretária regional do Ministério das Situações de Emergência à AP em condição de anonimidade.

Dois dos três tripulantes morreram. A queda foi atribuída ao mau clima ou a erro do piloto, mas fontes oficiais ouvidas pela agência de notícias disseram que a aeronave foi abatida por disparos de rebeldes.

Combates

Nas últimas 24 horas, oito oficiais russos, entre soldados e policiais, foram mortos em combates com rebeldes tchetchenos.

Cinco soldados morreram ontem à noite em duas explosões de minas terrestres no vilarejo de Gikalo, nos arredores de Grosni, deixando outros oito soldados feridos. Na Capital tchetchena, por sua vez, três policiais morreram em tiroteios com rebeldes e cinco policiais ficaram feridos nas operações.

Os confrontos aconteceram durante o período de luto nacional na Rússia, decretado pelo presidente russo, Vladimir Putin, em razão dos reféns mortos na sexta-feira, durante operação de resgate em uma escola em Beslan, na Ossétia do Norte (sudeste da Rússia).

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre combates com rebeldes tchetchenos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página